Especialista faz alerta e explica sobre sintomas de diagnóstico de Gusttavo Lima: ‘Uso excessivo’

Conforme revelado no ano de 2023 durante um vídeo de um de seus projetos ao vivo, o cantor Gusttavo Lima surpreendeu ao comentar sobre um problema de saúde que passou a enfrentar; a tendinite. Com bom humor, disse ser um problema garantido com o passar da idade.
A afirmação do sertanejo faz sentido. Em conversa recente com a revista CARAS Brasil o ortopedista Guilherme Henrique Porceban explicou sobre os sintomas, origens e também deixou um alerta para a população que sofre com o mesmo diagnóstico.
“Fique alerta se sentir dor persistente, inchaço ou rigidez em uma articulação, especialmente após atividades repetitivas ou sobrecargas. Se a dor não melhorar com descanso e tratamento inicial, ou se houver perda significativa de função, é importante procurar um médico”, disse Guilherme.
Ainda na explicação, o médico afirma que a causa da infla,ação está diretamente ligada ao que a medicina chama de overuse, popularmente conhecido como movimento de repetição que pode ser de diferentes tipos, ligado também a forma de trabalho.
Além disso, para adquirir tendinite também é possível que seja através de um tombo ou o uso de um de medicamento que já está na lista de alerta do FDA (Arthritis Foundation – Tendinitis) desde 2008, a fluoroquinolonas.
Sobre a idade, Dr Guilherme explica que sua relação é justificada pela perda gradual de flexibilidade que acontece normalmente com o passar dos anos e sua incidência está maior em pessoas com mais de 40 anos de idade.
A tendinite também pode ser pré-disposta graças à espondiloartrite, que causa ao portador uma falha na ‘comunicação’ natural dos ossos com os tendões. Geralmente ocorre no chamado tendão de aquiles, local onde passa fibras ligadas do músculo da panturrilha até o osso localizado no calcanhar.